Tuesday, September 6, 2011

Indo a um restaurante e sendo feliz nele..!

Quem disse que eu consegui comprar banana no sabado? Quando achava que estaria liberada la pelas 15:30, 16h como sempre eu tive que trabalhar mais um turno... Depois de 14 horas dentro da cozinha e tendo os mesmos problemas com os garcons o dia inteiro, decidi dedicar um post com "dicas" quando se vai num restaurante..

Agora no feriado, a melhor coisa é comer fora! Pelo menos algum dia, pra descansar, relaxar e ser servido. Mas bastante gente pensa assim, então ao mesmo tempo você meio que sabe que vai ter galeeera no restaurante e a comida pode demorar. No feriado até que é tranquilo, você sai pra comer com mais tempo, pra curtir. Aqui vão algumas dicas para aproveitar mais, no feriado e no dia-a-dia..

  • Se os pequenos vão junto, leve alguma coisa para entretê-los enquanto esperam a comida (muitos restaurantes fazem pratos para criança antes, tipo, junto com o aperitivo para eles não esperarem muito), de preferência um livro pra colorir, uma folha pra rabiscar - evite os brinquedos que fazem barulho ou fazem com que eles saiam da mesa para brincar, senão atrapalha a vida dos outros também.
  • Se você vai num restaurante à la carte de porte pequeno, vá com tempo e não no seu intervalo do almoço. Voce não é a única pessoa no restaurante e provavelmente não é o único que quer a comida rápido.
  • Se você gosta de mudar o prato inteiro quando faz o pedido seja claro e o menos confuso possível. Para o bem do seu pedido e para ele vir rápido. A maioria das vezes, quando seu pedido demora, é porque o garçom escreveu alguma coisa errada no ticket e depois que nós, cozinheiros, já terminamos o prato e estamos trabalhando nos outros pedidos, ele nota o erro e temos que refazer - atrasando todo o resto.
  • Se você tem alergia a algum alimento, fale "eu tenho alergia a bla bla bla". Não fale simplesmente "não coloque bla bla bla". Quando a gente monta um prato não trocamos de luva a cada ingrediente pronto para comer que pegamos. E muitas vezes fazemos mais de um prato ao mesmo tempo e outra pessoa pode estar tendo bla bla bla no prato dela. 
  • Cuidado com "Sugestão do Dia", "Escolha do Chef" e afins. Muitas vezes os restaurantes fazem essa propaganda para chamar atenção e vender pratos que foram feitos em excesso ou que vão estragar rápido, e como estratégia para não perder dinheiro tendo que jogar a comida fora, fazem esse marketing. Se a comida está sendo vendida e é um restaurante confiável, é claro que ainda está boa para comer, essa dica é só para você considerar as outras coisas do cardápio e não achar que aquilo é necessariamente o MELHOR que tem no restaurante porque está sendo divulgado.
  • Sempre exija o melhor. Você é o cliente, e pode não ter razão o tempo todo, mas é quem garante a vida do restaurante e um lugar bom vai apreciar seus comentários. Todo restaurante deve manter um padrão de qualidade, principalmente com questão de higiene, etc. Se acontece de ter um cabelo no seu prato, reclame e peça outro, mas não julgue a qualidade do lugar logo de cara - os cozinheiros sempre usam toucas, chapéu, etc.. Pode ter acontecido de ter caído do garçom ou de outra pessoa que passa pela cozinha que não precisam proteger o cabelo do mesmo jeito.
E lembre-se.. Quando algo dá errado, 99.99% a culpa é do garçom. Sério.

Beijinho Doce e bom feriadooo!

2 comments:

Thali said...

Que máximo! Adorei as dicas! Nossa achei meio tensa essa do Proto do Dia, mas pior que deve ter muito lugar assim, né?! A gente tem que saber muito bem aonde vamos comer, e acho que ir por indicação de alguém é super válido!
Hahahahahaha, adorei de quem é a culpa dos pratos errados!
Vamos ver se nesse feriadao vamos sair e colocar algumas dicas na prática!
Bjo, querida!

Ministro Eduardo said...

Uhhh, que vontade de sair nesse feriado!

Vamos sair, babe? haha. Alguma sugestão de restaurante?

Beijo, Linda! Adorei o texto!

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