Tuesday, July 10, 2012

Convidei amigos pra vir em casa, e agora? + Salada e molho!

Como disse no último post, (quase) todos nós passamos por essa dúvida cruel.. o que fazer para as visitas??



Bom, a escolha do cardápio pode depender de vários fatores (número de convidados, gosto, dieta, alergias?, etc) maaaas para propósitos didátcos, nesta série de receitas vamos considerar o seguinte: horário da visita (até porque os outros fatores podem ser facilmente adaptados e inseridos nas receitas) e praticidade, porque na hora de receber visita em casa geralmente existem mais coisas para arrumar/fazer e não temos todo o tempo do mundo para pilotar fogão.

Vamos começar com o clássico: Almoço de Domingo. Para alguns, estas três palavras despertam três tipos de medo. É um evento praticamente. E se querem saber, é meu "desafio" na cozinha preferido.. Talvez porque eu esteja acostumada por causa do restaurante, sei lá. O importante é não se desesperar!! E saber que o sucesso não está diretamente proporcional à variedade, e sim ao bom desempenho dos pratos selecionados. Melhor fazer 3 pratos bem feitos do que 6 mais ou menos "só pra ter mais".

A minha equação para o famigerado almoço é = salada + carne + massa.
Por que??

Salada: nem precisa explicar né?? Fonte essencial de nutrientes para uma alimentação saudável e balanceada. Sem dizer que é uma delícia!

Carne: além de fonte de proteínas, é uma contribuição à complexidade do seu menu - uma carne bem temperadinha, no ponto certo, arrasa corações.

Massa: apesar de eu ser esposa e amante de arroz, nesta ocasião eu opto pela massa por não exigir tantos acompanhamentos como o ditocujo, podendo caprichar mais. E a massa deixa o estômago mais quentinho, confortável, satisfazendo mais rápido = aí três pratos bem feitinhos dão conta do recado.

Hoje vamos começar pelo mais simples! A saladinha..
Você pode optar pelas versões básicas de salada. Aqui vou dar a receita da minha preferida!

Salada de Agrião/Rúcula com Maçã

No prato, com queijinho em cima
Você vai precisar de..

  • 1 maço de agrião/rúcula
  • 2 maçãs fuji (maçã ácida e não a esfarelenta)
  • 1 cebola roxa
  • 300g de ricota/queijo branco despedaçado 
  • Frutinha à gosto (já variei com cranberry, morango, uva roxa..)

Como fazer..


Lave bem as folhas! Deixe de molho um pouquinho.. Enquanto isso, corte as maçãs em cubinhos (reserve umas fatias de maçã para decorar) e a cebola bem picadinha. Se colocar frutinha, deixe a uva ou cranberry inteiras.. Se colocar morangos, coloque-os fatiados. Misture tudo! O queijo pode ser misturado na salada ou servido à parte.. você que sabe!

Para a galera, queijo opcional
Dica: depois de cortar a maçã, deixe os cubinhos mergulhados em Sprite/Soda Limonada/Refri de Limão para que não escureçam. Limão também quebra o galho, mas com o refri os cubinhos ficam completamente cobertos e "dura mais". 

Cada vez eu faço com uma folha diferente.. Vario entre rúcula e agrião aqui no Brasil.. Se você está na dúvida.. O agrião tem folhas verde-escuras e brilhantes e sabor mais refrescante, já a rúcula tem folhas espessas, longas, verdes e de sabor mais "apimentado". 


Molhinho especial

  • Uma bandeja de morangos, lavados, sem folhinha
  • 3-4 colheres de sopa de azeite de oliva extra vrigem
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto 
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 3 colheres de sopa de cebola roxa bem picadinha (pegue um pouco da cebola da salada)
  • 1 colher de chá de açúcar
Como fazer..
Bata tudo num processador! Se não tiver.. bata pelo menos os morangos no liquidificador (nao precisa trituráááá-los.. é bom uns pedacinho no meio do molho) e misture o resto a mão. Sirva gelado. 




Post long mas valeu a pena néé.. até a próxima!!
Beijinho doceeeeee

0 comments:

Post a Comment

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More